Conheça a tartaruga mais velha do mundo

A tartaruga mais velha do mundo é virtualmente cega devido à catarata e parece ter perdido todo o sentido do olfato, mas mantém excelente audição e um apetite saudável

Conheça a tartaruga mais velha do mundo
Jonathan a tartaruga retratada em fevereiro de 2019

Nascido por volta de 1832 – cinco anos antes da coroação da rainha Vitória – Jonathan, a tartaruga, deve completar 187 anos em 2019. Isso faz dele o animal terrestre mais antigo conhecido hoje em dia.

Em sua vida, Jonathan viveu duas guerras mundiais, a Revolução Russa, sete monarcas no trono britânico e 39 presidentes dos EUA.

Outros marcos humanos que ocorreram em sua longa vida incluem a primeira fotografia de uma pessoa (1838), a primeira lâmpada incandescente (1878) e o primeiro voo motorizado (1903).

Quando Jonathan foi trazido para Santa Helena, ele já estava totalmente crescido. Baseado em dados conhecidos para esta espécie, isso indicaria que ele tinha cerca de 50 anos de idade na época (daí seu ano de nascimento estimado de 1832 para torná-lo o animal de vida mais longa em terra). Jonathan foi presenteado ao então governador do território ultramarino britânico, William Gray-Wilson (no cargo entre 1890 e 1897), e desde então vive na residência do governador.

A tartaruga mais velha do mundo é virtualmente cega devido à catarata e parece ter perdido todo o sentido do olfato, mas mantém excelente audição e um apetite saudável. De acordo com seu veterinário, ele ainda tem “uma boa libido” também, o que é um indicador de boa saúde interna.

Comentários