Mato Grosso do Sul conta com Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) de maracujá e de sorgo forrageiro

Mato Grosso do Sul conta com Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) de maracujá e de sorgo forrageiro

Os principais benefícios do cultivo de sorgo forrageiro são: tolerância a seca; baixo custo de produção; alta produtividade; adaptação a solos arenosos e água salobra; adaptação tanto para a agricultura extensiva quanto para a agricultura familiar; proteção de solo e controle de plantas daninhas; baixa incidência de nematoides. Mas a cultura é intolerante a baixas temperaturas, bem como a algumas pragas e doenças.

Além dessas informações, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Daniel Pereira Guimarães apresentou detalhes da metodologia do ZARC para o sorgo forrageiro e os principais resultados das simulações para a região Centro-Oeste.

Para que serve o ZARC? - O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos. O modelo agrometeorológico considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola como disponibilidade hídrica, temperatura, chuvas, ocorrência de geadas, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos (altitude, latitude e longitude).

Os agricultores que seguem as recomendações do ZARC estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas.

Ouça o áudio do Mapacast que explica o funcionamento e a importância do Zarc (https://www.gov.br/agricultura/pt-br/centrais-de-conteudo/audios/mapacast/episodio-31-zoneamento-agricola-de-risco-climatico)

Aplicativo Plantio Certo - Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar, por meio de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do ZARC, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel do ZARC Plantio Certo (https://www.embrapa.br/informatica-agropecuaria/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/6516/aplicativo-zarc---plantio-certo), foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) - https://www.embrapa.br/informatica-agropecuaria, e está disponível nas lojas de aplicativos: iOS e Android

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos” (http://indicadores.agricultura.gov.br/zarc/index.htm).

Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)

Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

[email protected]

Comentários