"Vai ser referência", diz Délia sobre o 2º Conselho Tutelar

Prefeita inaugurou na manhã desta quarta, unidade responsável pelo atendimento da região Leste e distritos de Dourados

Fotos – A. Frota
"Vai ser referência", diz Délia sobre o 2º Conselho Tutelar

A prefeita Délia Razuk inaugurou na manhã desta quarta-feira (6), a sede do Conselho Tutelar Leste. A nova unidade de proteção à criança e adolescente recebeu mais de R$ 300 mil em investimento, possui 11 salas de atendimento e conta com conselheiros empossados e já atuando no atendimento.

A nova unidade, localizada à Rua Coronel Ponciano, próximo à prefeitura, atende a região leste da cidade e todos os distritos. A unidade Centro fica com jurisdição da região oeste de Dourados e as aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho.

Délia destacou a inauguração como "dia especial", relembrou os esforços quando foi vereadora junto aos demais representantes da Câmara para conseguir a unidade, bem como as constantes tratativas com o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Zaloar Murat Martins, e a promotora da Infância e da Juventude, Fabrícia Barbosa Lima, que acompanharam a solenidade.

"É um dia especial para nós, principalmente para mim e para o vereador Sérgio Nogueira, vereador Idenor e outros colegas da época que fui vereadora. A abertura do 2°Conselho Tutelar de Dourados é uma conquista da comunidade; o representante popular tem que atender a comunidade e nós estamos aqui para isso", falou, agradecendo ao juiz Zaloar, a promotora Fabrícia "que foi fundamental neste processo, pois como tivemos várias reuniões e encaminhamentos". Agradeceu também a secretária Ledi Ferla "e a todos envolvidos na causa".

A prefeita ressaltou ainda que traçar estratégias e "ter uma gestão firme" foram indispensáveis para possibilitar a abertura da unidade, que vai desafogar os trabalhos do Conselho Centro.

"Tivemos muitas discussões a respeito das condições financeiras do município, pois, como todos sabem, temos enfrentado dificuldades e para nós abrirmos o Conselho Tutelar foi um investimento de mais de R$ 300 mil e os técnicos no momento indicavam para aguardar para o ano que vem, mas o nosso coração falou mais alto. Com as economias que a gente fez, com o trabalho de todos e trazendo servidores de outros lugares para cá, firmamos e abrimos em 2017", destacou.

juiz Zaloar Murat Martins destacou que a ação possibilitará maior agilidade e facilidade no atendimento à população. Ele enfatizou a "coragem" da prefeita em não postergar a abertura da unidade, mesmo em um momento de contenção de gastos em Dourados e nos municípios em um todo.

Para a promotora Fabrícia, a inauguração é como "um sonho", por ser uma antiga demanda do município, que já conta com mais de 215 mil habitantes e necessitava do espaço. Ela destacou a antiga busca de Délia Razuk pela nova unidade, priorizada por ela quando assumiu o Executivo.

"Délia Razuk, Sérgio Nogueira e Idenor Machado são nomes marcantes hoje, pois o procedimento começou por proposições deles. A prefeita, enquanto vereadora, encaminhou uma proposição tão logo foi vencedora do pleito; nós fizemos uma reunião na promotoria de justiça, foi feita uma ata e ela afirmou que no início do mandato implementaria o Conselho Leste, reconhecendo a necessidade desse órgão de proteção; e eu considero que foi uma promessa cumprida e conseguimos esse sonho", ressaltou.

A secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, elogiou o trabalho que o Conselho Centro desenvolve e destacou que a nova unidade agregará muito ao serviço de proteção às crianças e adolescentes. Pontuou sobre a relocação de servidores para atuarem no local de forma a não nomear ninguém, conforme decreto anterior do município, e também enfatizou a "coragem" de Délia Razuk em inaugurar o local em um momento frágil economicamente.

Ledi recebeu uma homenagem da Câmara, entregue pelo vereador Sérgio Nogueira, com apontamento para sua luta à frente da Assistência Social, que tem envolvido movimentos para manter o orçamento do serviço em Dourados no ano de 2018.

 

ATENDIMENTO

Os atendimentos do Conselho Tutelar Centro continuam na Rua João Rosa Góes, n° 1049,  Jardim Progresso. O telefone é (67) 3411-7140 e plantão (67) 98468-6145.

O Conselho Tutelar Leste é situado na Rua Coronel Ponciano, n° 2092, vila Santa Catarina. O telefone é (67) 3411-7018. O atendimento para plantão é via celular, no número (67) 99848-6145.

 

 

 

 

Comentários