Último Feirão Digital antes do desligamento do sinal analógico será amanhã

No evento, a população poderá realizar o agendamento para retirada dos kits gratuitos, encontrar produtos a preços mais acessíveis e tirar dúvidas sobre a mudança do sinal de TV

A Seja Digital realiza nesta quarta-feira, 9 de janeiro, o último Feirão Digital em Dourados antes do desligamento do sinal analógico de TV. A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que televisores antigos recebam o sinal digital. Esta será a última oportunidade para a população adquirir antenas e conversores a preços mais acessíveis. Além disso, quem comparecer ao evento também poderá tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV com os promotores da Seja Digital e realizar o agendamento para retirada do kit gratuito, distribuído às famílias que têm direito aos equipamentos. O evento acontecerá na Praça Antônio João, no centro de Dourados, durante todo o dia.

O sinal analógico será desligado em Dourados, Itaporã, Caarapó, Vicentina, Douradina e Deodápolis nesta quarta-feira, 09 de janeiro. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

 

No Feirão Digital, a população também poderá verificar se tem direito ao kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Ao todo, foram disponibilizados mais de 32 mil kits para serem entregues na região, e mais de 25 mil famílias já retiraram. Por meio do número do NIS (Número de Identificação Social) é possível realizar o agendamento para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital. O Feirão também oferecerá atividades recreativas para as crianças.

 

Serviço:

Feirão Digital

Data: quarta-feira, 9 de janeiro

Horário: das 8h às 16h

Local: Praça Antônio João, centro de Dourados
O que será vendido: antenas, conversores e kit digital (antena + conversor + cabo)

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

 

Comentários