Uems promove roda de conversa sobre violência na vida das Mulheres Negras

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-brasileiros de Dourados

Infelizmente a violência contra a mulher existe e precisa ser discutida. Nesse sentido, a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Dourados, promove na próxima quinta-feira (25), das 8h às 11h, uma roda de conversa com o tema ‘A violência na vida das Mulheres Negras’. O encontro será na Casa dos Conselhos, que fica Rua João Rosa Góes, 395 - Centro.

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-brasileiros de Dourados, Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia, Uems e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
História 

O primeiro encontro sobre o assunto aconteceu no dia 25 de julho de 1992, em Santo Domingos, na República Dominicana, cuja pauta de discussão era relacionada ao machismo, racismo e formas de combatê-los. A iniciativa deu tão certo que a data foi reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha.

No Brasil também é comemorado no 25 deste mês, o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu durante o século 18, e da Mulher Negra (Lei nº 12.987/2014, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff).

Comentários