Sergio Nogueira avalia como positivo seminário e simpósio de promoção à vida e prevenção ao suicídio

Profissionais da saúde, educadores e estudantes participaram do evento

O vereador  Sergio Nogueira (PSDB) avaliou como positiva as discussões realizadas nesta quarta-feira (19), durante o simpósio e seminário de promoção à vida e prevenção ao suicídio, realizados no Plenário Weimar Torres da Câmara de Dourados. Os eventos fazem parte da campanha em alusão ao Setembro Amarelo.

Durante a abertura do evento, Sergio Nogueira ressaltou a relevância da discussão sobre a prevenção ao suicídio, por conta do crescente número de casos ocorridos no Brasil, principalmente em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2017 o suicídio foi a quarta maior causa de mortes entre homens jovens.

"Nós conseguimos reunir vários profissionais da saúde, psicólogos, diretores e coordenadores escolares e até adolescentes para somar a nossa discussão. Acredito que trará resultados positivos para todos. É um passo a mais no combate ao suicídio", comentou o vereador.

Ele ainda apontou, durante discurso, que tem esperança de que um dia as mortes ocasionadas pela depressão não sejam apenas estatísticas, onde as pessoas se sintam impotentes, mas que todos aprendam uns com os outros, com empatia, ajudando ao próximo.

"Precisamos nos unir para que estes casos não aconteçam mais, principalmente em nosso município. Queremos que o Setembro Amarelo não sirva tão somente como reflexão, mas que as ações não parem no dia 30 e que nossa preocupação continue nos outros meses do ano", completou Sergio.

O evento contou com quatro palestras, sendo duas em cada evento. O capitão do Corpo de Bombeiros, Edilson dos Reis, falou sobre "métodos e formas de prevenção ao suicídio" e "Lei Setembro Amarelo e o plano estadual e municipal de promoção à vida e prevenção ao suicídio do MS".

A psicóloga Paola Nogueira e o acadêmico de psicologia Sandro Toledo participaram do seminário, trazendo os temas "Autolesão, ideação suicida, violação dos direitos e rede de atendimento: como proceder dentro do ambiente escolar?" e "biologia dos transtornos e a relação com o suicídio", respectivamente.

Caminhada

Dentro da programação do Setembro Amarelo, acontece no dia 29 de setembro, a partir das 8h, a Caminhada Pela Vida, saindo da Igreja São José, localizada na Marcelino Pires, esquina com a Rua Floriano Peixoto. Às 10h haverá concentração na Praça Antônio João, com a participação da Banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e de autoridades civis e eclesiásticas para reflexões alusivas ao mês.

 

Foto: Thiago Morais

 

Comentários