“Protagonismo e Empreendedorismo da Mulher” é tema de evento na Prefeitura

Servidoras, representantes de instituições que trabalham em prol das mulheres, autoridades, além de outros convidados acompanharam o evento, que teve como tema central “O Protagonismo e Empreendedorismo da Mulher

Na manhã desta quarta-feira (13), um evento voltado para as mulheres foi realizado no auditório da Prefeitura de Dourados e contou com palestras, apresentações culturais, sorteios e café da manhã. A atividade é parte da programação desenvolvida neste mês pela administração municipal, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres com apoio de diversas instituições.

Servidoras, representantes de instituições que trabalham em prol das mulheres, autoridades, além de outros convidados acompanharam o evento, que teve como tema central “O Protagonismo e Empreendedorismo da Mulher”.

Sônia Pimentel, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, cumprimentou os presentes em nome da prefeita Délia Razuk, que não pôde participar por conta de compromissos em Brasília, e agradeceu a ampla participação.

Ela destacou que são grandes conquistas ao longo dos anos pelo público feminino e que cada vez mais as mulheres têm sido protagonistas de suas histórias.

O empreendedorismo foi colocado em pauta, devido ao fato de muitas vezes a dependência financeira ser o motivo da mulher não sair de uma relação violenta.

“Existem meios atualmente para a mulher se capacitar e não se limitar a uma vida conjugal infeliz por não poder se manter financeiramente. Os Cras oferecem cursos gratuitos, o Sebrae presta apoio a quem deseja empreender e nosso objetivo é mostrar essas ferramentas, tirar dúvidas e mostrar experiências de outras mulheres”, disse a coordenadora.

Rose Ane Vieira, secretária de Desenvolvimento, falou sobre o “olhar das mulheres frente ao mundo dos negócios”. A busca de resultados para conquistar protagonismo, espaço, reconhecimento e satisfação pessoal e profissional foram abordados por ela.

As empreendedoras Juliana Santana e Fabiana Cariaga contaram ao público suas experiências em negócios que hoje são sucesso em Dourados.

Giovana Correia, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, abordou sobre as conquistas da mulher no mercado de trabalho e enfatizou que cada vez mais, elas têm conquistado seu espaço, mas muito ainda precisa ser buscado.

“A mulher está longe de estar no espaço que merece. A igualdade de gênero ainda é um grande desafio. Não é admissível um homem que exerce a mesma função que uma mulher ganhe mais. Esse é um grande desafio para nós e precisamos nos colocar diante dessas situações”, destacou.

Mato Grosso do Sul possui um alto índice de casos de violência contra a mulher, inclusive feminicídio. “Temos índices elevados, mas também temos sido o Estado que grita mais alto. As mulheres estão se sentindo mais protegidas para denunciar. Temos constatado o aumento de denúncias e a diminuição dos casos de feminicídio, nos dados de 2018”, apontou Giovana, destacando ainda que as campanhas para que as mulheres saíam do ciclo de violência têm sido constantes.

Instituições públicas e privadas têm contado com palestras, rodas de conversas e apresentações. Por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 passado, a Prefeitura de Dourados intensifica as ações voltadas para o público feminino e amplia o debate sobre feminicídio e os vários tipos de violência.

 

Ação contou com ampla participação das mulheres, na manhã desta quarta-feira

 

Palestras abordaram empreendedorismo e protagonismo 

                                                                                                             Foto A. Frota

Comentários