No mês do carnaval, Prefeitura reforça campanha de prevenção às IST

Equipes do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais retoma campanha anual de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis no carnaval 2020

A Prefeitura de Dourados, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, realiza este mês a campanha anual de prevenção às IST (infecções Sexualmente Transmissíveis) no carnaval 2020. A campanha dá continuidade ao plano de abordagem adotado pelo Ministério da Saúde, Prevenção Combinada, lançado durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro de 2017, e visa fortalecer as diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

A programação das atividades teve início no dia 06 de fevereiro com a palestra sobre IST, realizada na Comunidade Terapêutica Peniel, e se estende até dia 22 de fevereiro com a oferta de testagem rápida, que será realizada na Praça Antônio João.

Entre as atividades já executadas houve uma parceria com o Imam (Instituto de Meio Ambiente), que distribuiu nesta quarta-feira, 12, mudas de plantas frutíferas em frente ao SAE/CTA (Serviço Especializado/ Centro de Testagem e Aconselhamento) para os presentes, durante o período da manhã.

Ainda programado para essa semana, o Departamento de IST/AIDS e Hepatites Virais estará presente na ação "Grito de Carnaval", que ocorrerá no Clube de Campo do Sindicato de Alimentação, no domingo (16), das 11h às 18h, onde serão realizadas orientações e distribuição de materiais educativos, preservativos e géis lubrificantes.

A intenção do programa é prestar orientações das diversas formas de prevenção e cuidado, com finalidade de reduzir o número de casos e promover qualidade de vida e tratamento aos que já são convivem com diagnósticos.

Na semana que antecede o carnaval, o Programa inicia os trabalhos com a palestra sobre IST/AIDS, na Fadir (Faculdade de Direito) da Universidade de Federal da Grande Dourados, na terça-feira, dia 18, às 19h.

A parceria com a Universidade se estende para o dia 20, quando a equipe do SAE/CTA estará presente no campus com a oferta de testagem rápida para sífilis e HIV, durante os períodos matutino e vespertino. Serão oferecidos cerca de 100 testes por período e a equipe contará com a colaboração da Liga Acadêmica de Infectologia. A ação será parte do roteiro de recepção aos novos acadêmicos e tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância da testagem, da prática do sexo seguro e dos meios de prevenção combinada.  

Haverá ainda, no mesmo dia, a distribuição de 400 kits com material educativo, preservativos e géis lubrificantes, no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), durante o período da manhã.

A divulgação de materiais informativos busca sensibilizar a população sexualmente ativa para a prática de sexo seguro, principalmente durante a folia do carnaval, momento onde há um aumento expressivo do número de parceiros eventuais.

No dia 21 de fevereiro as atividades serão no Posto da Base. Durante toda a tarde, das 13h às 17h, a equipe do SAE/CTA estará concentrada no local realizando uma ação com caminhoneiros, dando orientações e fazendo a distribuição de materiais informativos, bem como, de preservativos e géis lubrificantes.

Além disto, será feita a oferta de 80 testes rápidos de HIV e sífilis, com a utilização da van itinerante do CTA.

A campanha se encerra no dia 22 de fevereiro, sábado, na Praça Antônio João, onde serão oferecidos 100 testes rápidos de HIV e Sífilis. A ação ocorrera no período manhã, das 07h30 às 13h30.

Aurenita Barbosa, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais, comenta que a campanha de carnaval reforça um trabalho realizado em todo país, além de incentivar o uso do preservativo e atentar para importância da testagem.

O teste é sigiloso, rápido e oferecido gratuitamente. Em Dourados é realizado pelo Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, órgão que também possui uma estrutura preparada para o tratamento em caso de diagnóstico.

SERVIÇO

Para ter acesso a preservativos, realizar teste rápido ou se informar sobre o tratamento, qualquer pessoa pode procurar o Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais. O órgão funciona de segunda à sexta, das 07h às 13h, na Rua dos Missionários, nº 420, no bairro Jardim Caramuru. O telefone para contato é o (67) 3423-9150.

 

Foto – Arquivo/Assecom

 

 

Comentários