IMAM faz identificação de espécies no Parque Arnulpho Fioravanti com alunos do ensino fundamental

O Instituto do Meio Ambiente de Dourados - IMAM, através do Departamento de Projetos Ambientais e do Setor de Educação Ambiental, realizou uma na última quinta-feira

O Instituto do Meio Ambiente de Dourados - IMAM, através do Departamento de Projetos Ambientais e do Setor de Educação Ambiental, realizou uma na última quinta-feira atividade de identificação de espécies arbóreas encontradas na Trilha do Parque Arnulpho Fioravanti com os alunos da 7ª série da Escola SESI, com a finalidade de comemorar o Dia da Árvore.

Para a ocorrência da visita com os alunos, os profissionais do IMAM mapearam sete espécies arbóreas representativas na região do percurso da trilha do Parque Arnulpho Fioravanti. Para a atividade de identificação de espécies, foi desenvolvido pela engenheira florestal Marília Pizetta, uma chave de identificação dendrológica, que objetiva, por meio de características específicas de cada árvore, como folhas, pecíolos e frutos, a possibilidade de identificar determinada espécie arbórea.

Antes de iniciar a trilha, o gestor ambiental Wanilton Finamore Neto abordou as principais características ambientais do parque com os alunos, especialmente a importância da preservação e manutenção de áreas verdes urbanas. Coube salientar aos estudantes que, o Parque Arnulpho Fioravanti, caracteriza-se por abrigar 04 nascentes que formam o Córrego Paragem, observando a importância das árvores como componente do ciclo hidrológico.

No percurso da trilha, formaram-se grupos de alunos, que foram desafiados a identificar cada uma das 07 espécies propostas na chave de identificação dendrológica. Após a correta identificação, os alunos auxiliaram os monitores a afixarem as placas de identificação em frente às árvores, essas placas trazem informações mais detalhadas sobre a espécie arbórea, como nome popular, nome científico, os biomas de ocorrência além de disponibilizar um QRCODE que, por meio da leitura de um aparelho celular, encaminha o munícipe às informações mais detalhadas de cada espécie.

É de suma importância ressaltar o sucesso de ações pontuais como a executada pelo IMAM no município de Dourados, promovendo a interação e participação dos alunos com áreas verdes, aflorando o sentimento de sensibilização ambiental dos estudantes das mais diversas idades, auxiliando na formação do caráter voltado à conservação desses espaços.

 

Fotos: IMAM/Assecom

 

Alunos do ensino fundamental com apoio de técnicos do IMAM identificam espécies da flora em trilha do Parque Arnulpho Fioravanti

Comentários