Dieta do bom humor: Alimentos para fazer você mais feliz

Sabia que existe uma dieta que reduz o peso e melhora o humor e o estresse?

Foto: Healthista
Dieta do bom humor: Alimentos para fazer você mais feliz

O diretor nutricional da Healthista, Rick Hay, criou um plano alimentar com receitas, incluindo ingredientes para tornar as pessoas mais felizes, bem humoradas.

A dieta alimentar de sete dias usa 17 alimentos que ajudam a fornecer ao corpo os nutrientes necessários para apoiar o sistema nervoso. (veja receitas abaixo)


Ela substitui o que pode ser um ciclo vicioso de estilo de vida estressante (cafeína, fast food, açúcar) com um plano alimentar saudável que pode ajudar a reduzir seus níveis de estresse e fornecer energia mais sustentada, melhorando seu humor.

Os 17 tipos de alimentos

Abacates contêm ácidos graxos essenciais e tirosina, o que ajuda a melhorar os níveis de dopamina.

As bagas são ricas em antioxidantes, como as antocianinas, que ajudam a função cognitiva e reduzem a inflamação. Eles também contêm vitamina C, que ajuda os níveis de estresse.

Lentilhas são carboidratos complexos que aumentam os níveis de serotonina e ajudam a fornecer energia sustentada durante o dia.

As bananas contêm o aminoácido triptofano, um precursor da serotonina para melhorar o humor.

aveia é rica em vitamina B e ajudará a estabilizar o açúcar no sangue para um humor mais estável e energia.

Salmão e sardinha são ácidos graxos essenciais. Salmão em particular é rico em vitamina B12, que ajuda a reduzir o cansaço e fadiga e também ajuda a melhorar o humor.

As nozes contêm gorduras saudáveis que também são ricas em vitamina B. As castanhas do Brasil são ricas em selênio, o que pode ajudar na saúde da tireóide e prevenir danos oxidativos.

Os verdes folhosos, como o espinafre, são ricos em magnésio relaxante e energizam a vitamina B.

Chá contém L theanine, que ajuda a produzir ondas alfa, que podem melhorar e relaxar o seu humor. O Chá Verde e o Chá Matcha são os melhores para os níveis de L-teanina. O chá de camomila e erva-cidreira tem efeitos calmantes.

Algas como óleo de algas, espirulina ou chlorella, contém ácidos graxos essenciais, bem como vitamina B para ajudar o seu humor e ferro para ajudar na circulação.

Ervas e temperos como canela, alecrim, manjericão, açafrão, gengibre, alho e sálvia têm propriedades para melhorar o humor e melhorar a memória.

Alimentos fermentados como tempeh, kefir, iogurte e miso podem ajudar bactérias saudáveis do intestino a melhorar seu humor (porque 90% da serotonina é produzida em seu intestino) e a imunidade.

As sementes contêm ácidos graxos essenciais e vitaminas do complexo B para a saúde do cérebro.

Quinoa também contém vitamina B para ajudar a nutrir o sistema nervoso.

Propriedades

O triptofano, um aminoácido obtido a partir dos alimentos que ingerimos, que ajuda o corpo a produzir serotonina, muitas vezes referida como a química da “felicidade” do cérebro. Ele pode ser encontrado em nozes, sementes, ovos e tofu e ajudará na produção de produtos químicos para se sentir bem, como a serotonina.

A dieta também é rica em vitamina C, que ajuda a suportar a função do sistema nervoso,  tem magnésio para ajudar a melhorar o humor e a vitamina B para regulação hormonal e suporte ao sistema nervoso.

Os alimentos coloridos nesta dieta alimentar de humor também oferecem proteção antioxidante para ajudar a impulsionar o sistema imunológico. Eles são ricos em fibras também, ajudando a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Se o seu açúcar no sangue é instável, você terá mais mudanças de humor, mais desejos e menos energia. Para resumir, você provavelmente ficará mal-humorado e cansado.

A dieta alimentar de humor de Hay ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade e também poderá ajudar na insônia.

Nem precisa dizer que quanto mais energia você tem, mais feliz você será.

“Como você está menos estressado, a energia tende a aumentar”, diz Hay, “o que pode levá-lo a fazer mais exercícios”.

Outro aspecto importante da dieta é que ela fornece a melhor digestão possível para que o corpo tenha uma ótima absorção de nutrientes.

A inclusão de alguns alimentos fermentados e muita fibra ajuda a criar uma microbiota intestinal saudável, que tem demonstrado ajudar tanto a imunidade quanto o seu humor.

“Acho que essa dieta pode permitir que você perca dois quilos ou mais em uma semana”, sugere Hay.

‘Você pode fazer isso por mais tempo e se fizer uma combinação de exercícios aeróbicos, três sessões de caminhada rápida, natação ou ciclismo por 30-45 minutos e duas sessões de circuito ou treinamento de resistência por cerca de 20 minutos, você verá ainda mais benefícios de perda de peso.

Quando seu peso diminui, sua saúde cardiovascular também melhora, reduzindo o risco de câncer. Comer mais alimentos à base de plantas impacta positivamente em muitos estados de doença, diminuindo as taxas de mortalidade.

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