Foto de incisão abdominal de Jair Bolsonaro é verdadeira

O COMPROVA consultou Francisco Duarte, cirurgião-geral do Instituto Jose Frota (IJF), hospital de urgência e emergência do Ceará, que confirmou que esse é o procedimento praticado levando em consideração o ferimento sofrido pelo presidenciável.

Muitas pessoas compartilham imagens da incisão do abdome do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), com a alegação de ser “Fake News” e foi questionada por usuários nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas. Portanto, a mesma foi verificada pelo PROJETO COMPROVA, coalizão de 24 organizações de mídia brasileiras, que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018, de forma objetiva e foi contatado a veracidade da mesma. Ficou provado que se trata de uma foto verdadeira e na mesma é possível ver o tamanho da gravidade da operação de Bolsonaro. O COMPROVA consultou Francisco Duarte, cirurgião-geral do Instituto Jose Frota (IJF), hospital de urgência e emergência do Ceará, que confirmou que esse é o procedimento praticado levando em consideração o ferimento sofrido pelo presidenciável. “O nome dessa incisão é laparotomia mediana xifo-pubiana, e essa operação permite que as lesões sejam reparadas, identificadas, e que o abdome fique totalmente limpo de todo o conteúdo que possa causar infecções pós-operatória”, explicou Duarte.

Foto: Reprodução / Facebook Magno Malta


Alguns usuários tentaram desconstruir o fato, e usando como contra-argumento principalmente com uma captura de tela de uma busca reserva de imagem no Google que ligava a foto a uma postagens no imageboard 4Chan datada de 5 de maio de 2017. Essa impressão, entretanto, vem de uma má compreensão de como funcionam as buscas do Google. A imagem encontrada aparece relacionada à data anterior pois ela aparecia como “thumbnail”  (Termo que designa uma imagem em miniatura) da página principal da “board” (um tipo de fórum) “Politically Incorrect” do 4Chan. Nesta página, a “thread” (como são chamadas as discussões dentro desse tipo de fórum), que está fixada como a primeira é do dia 5 de maio de 2017, por isso, o Google indexou a “thumbnail” como a data da publicação. Portanto, a foto de Bolsonaro foi efetivamente publicada e criada às 16:44 do dia 09 de setembro de 2018.

Comprova: Foto de incisão no abdome de Jair Bolsonaro é verdadeira

Comentários