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A universidade também se colocou a disposição em executar métodos e técnicas fisioterapêuticas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física de David.
Esforço próprio não faltou!
Mesmo com a movimentação dos membros inferiores e superiores limitada, o jovem David Pinheiro do Nascimento, (20), não viu obstáculos para ingressar no curso superior de Educação Física. O jovem, que tem a parte intelectual preservada, é atendido pela Residência Inclusiva do Governo do Estado em Dourados-MS, desde julho do ano passado, e recebeu todo apoio necessário para finalizar o Ensino Médio e ingressar na universidade, e com muito esforço conseguiu passar no vestibular.
Questionado sobre a escolha do curso mesmo sabendo de suas limitações físicas, David foi firme na resposta.
"Quero ser treinador técnico! Vou finalizar a faculdade, e depois ingressar em um time de futebol e tocar a vida adiante." Destacou David.
David iniciou no começo deste mês sua jornada acadêmica no curso de licenciatura em Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados / Unigran. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial e técnicos da residência inclusiva, realizou contato com a direção da Unigran, que possibilitou a concessão de bolsa de estudo integral e apoio de um profissional habilitado constantemente para atender as necessidades do agora universitário. A universidade também se colocou a disposição em executar métodos e técnicas fisioterapêuticas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física de David.
Residência Inclusiva
A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.
O Serviço tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência.
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