Novo exame de sangue pode detectar câncer de mama

Isso significa que, usando um simples exame de sangue, os pesquisadores foram capazes de identificar a resposta imune do corpo

Embora já existam alguns testes de triagem bem estabelecidos, como colonoscopias, mamografias e exames de Papanicolau, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Nottingham podem ter desenvolvido um novo exame de sangue capaz de detectar câncer de mama até 5 anos antes que os sintomas apareçam.

Detectando o câncer através do sangue

Pesquisadores da Universidade de Nottingham estão aproveitando a resposta imune natural do corpo para detectar o câncer de mama antes das mamografias.

A equipe coletou amostras de sangue de 90 pacientes recém-diagnosticadas com câncer de mama e comparou-as com amostras de um grupo controle de 90 pacientes que não tinham câncer. O objetivo era descobrir se eles podiam detectar a presença de autoanticorpos específicos e descobrir se eles foram desencadeados por antígenos de tumores.

Os resultados foram positivos.

“Conseguimos detectar o câncer com razoável precisão, identificando esses autoanticorpos no sangue”, disse Daniyah Alfattani, um dos membros da equipe de Nottingham.

Isso significa que, usando um simples exame de sangue, os pesquisadores foram capazes de identificar a resposta imune do corpo aos TAAs e isso pode permitir que eles detectem câncer significativamente mais cedo do que os testes tradicionais

Comentários