Dourados seleciona trabalhos para a etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Comissão selecionou o(s) texto(s) e/ou vídeo(s) relacionado(s) para participar(em) da Etapa Estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Criado em 2002 pela Fundação Itaú Social e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras, o Programa Escrevendo o Futuro transformou-se em política pública em 2008, por meio da parceria com o Ministério da Educação e a realização do concurso OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa) Escrevendo o Futuro.

O tema das produções, “O lugar onde vivo”, propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

A 6ª Edição da OLP acontece de 20 de fevereiro a 9 de dezembro de 2019. A Etapa Escolar para a realização de Oficinas nas categorias Crônica, Poema, Memórias Literárias, Artigo de Opinião e Documentário, aconteceu de 20/02 a 19 de agosto. Os textos selecionados pela Comissão Julgadora Escolar foram avaliados pela Comissão Julgadora Municipal e os textos e documentário selecionados seguiram para a Etapa Estadual, que acontece de 26 de setembro a 11 de outubro, para serem avaliados pela Comissão Julgadora Estadual (CJE). Os textos e documentário selecionados pela CJE seguirão para a Etapa Regional, que acontecerá de 23 de outubro a 10 de novembro, e, caso aprovados, seguirão para a grande final, na Etapa Nacional, em 28 de novembro. A premiação está prevista para 09 de dezembro.

A Comissão Julgadora Municipal, organizada por Ronise Nunes dos Santos, coordenadora de Língua Portuguesa – Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Dourados é composta por: Adair Vieira Gonçalves, Ana Clara Lima Silva, Ângela Fabiane Gubert, Aurineide Alencar de F. Oliveira, Claudinei Cardoso Neves, Clemilton Pereira dos Santos, Eduardo Scavassa, Eleane Costa dos Reis, Marcos Coelho Cardoso, Marcos Roberto Morali Marin, Maria Socorro Maia do Nascimento, Rosineia Piva Mancin, Thaísi Grasiely Perez Paz Cruzeiros, Vagner Almeida dos Santos e Wellington Pael Lopes.

A Comissão selecionou o(s) texto(s) e/ou vídeo(s) relacionado(s) para participar(em) da Etapa Estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa:

POEMA

Número do texto: 400.790

Título: O lugar onde vivo

Escola: Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo

Diretora: Marinei Cristina Suguiura Mendes

Professora: Erma Britez de Almeida

Aluno: Jonas de Menezes Alencastro Filho

 

MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Número do texto: 403.461

Título: Agenda das minhas memórias

Escola: Escola Estadual Maria da Gloria Muzzi Ferreira

Diretora: Sandra Regina da Silva

Professora: Alessandra Aparecida Neves

Aluna: Kelly de Souza Neves

 

CRÔNICA

Número do texto: 415.088

Título: Corre capivara que lá vai bala

Escola: Escola Municipal Etalivio Penzo

Diretora: Creuza Ribeiro Nascimento

Professora): Flaviane Faria Gonçalves

Aluna: Vitória Petry de Oliveira

 

ARTIGO DE OPINIÃO

Número do texto: 403.467

Título: Refugiados: "somos hermanos"

Escola: Escola Estadual Maria da Gloria Muzzi Ferreira

Diretora: Sandra Regina da Silva

Professora: Alessandra Aparecida Neves

Aluna: Emilly Thainá de Lana Lima Leite

 

DOCUMENTÁRIO

Número do texto: 411.481

Título: Descarte

Escola: Escola Estadual Presidente Vargas

Diretora: Maria Carvalho Soares Azevedo

Professora: Inês Velter Marques

Alunas: Camila de Souza Marques, Maisa Martins do Nascimento e Isabelly Prates Rocha

Comentários