Délia faz maior aquisição de equipamentos para a Saúde dos últimos seis anos

Novos equipamentos irão atender todas as unidades de saúde, nos bairros e distritos de Dourados; postos terão câmaras frias exclusivas para vacinas

A Prefeitura de Dourados recebeu esta semana equipamentos diversos que serão destinados às 36 unidades de saúde do município e considerada a maior aquisição para o setor nos últimos seis anos.

A prefeita Délia Razuk esteve na manhã desta terça-feira no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde vistoriando os equipamentos e materiais.

Ela estava acompanhada da secretaria de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, e do procurador-geral Sergio Henrique Martins de Araújo.

Os equipamentos começaram a ser enviados para as unidades de saúde da cidade e dos distritos na segunda-feira, conforme informou o diretor de patrimônio da Secretaria de Saúde, Acácio Barbosa.

Entre as aquisições mais importantes estão as 36 câmaras de refrigeração destinadas ao armazenamento de vacinas. “Até agora os postos de saúde tinham apenas geladeiras comuns”, disse a secretária Berenice Machado, acrescentando que na interrupção de energia elétrica corria-se o risco de perder os produtos.

As câmaras novas, segundo Berenice, possuem duas baterias que armazenam energia reserva e ainda a possibilidade de avisar, via celular, sobre as condições de refrigeração das vacinas. As câmaras de refrigeração custaram R$ 367.704,00 com recursos vinculados.

As unidades de saúde também vão receber 37 detectores fetais digitais, que possibilitarão a precisão nos exames e substituirão os equipamentos analógicos, disse a secretária. Na relação e equipamentos constam ainda condicionadores de ar, autoclaves, ultrassom odontológico, mesas e cadeiras, bebedouros, datashow, televisores, frigobar, oximetro, filtro de água, entre outros.

Berenice explicou que, exceto as câmaras de refrigeração, os demais equipamentos, ações e serviços contam com dinheiro de emendas federais, do ex-deputado Luiz Henrique Mandetta e do ex-senador Waldemir Moka, e também recursos próprios da Prefeitura de Dourados, dentro das emendas impositivas ao Orçamento Municipal.

As emendas são de autoria dos vereadores Olavo sul, Junior Rodrigues, Juarez de Oliveira, Sérgio Nogueira, Cido Medeiros, Elias Ishy, Braz Melo, Pedro Pepa, Carlito do Gás, Madson Valente, Cirilo Ramão, Jânio Miguel, Daniela Hall, Marçal Filho, Bebeto, Idenor Soares, Silas Zanata, Alan Guedes, Romualdo Ramin. As emendas atendem prioritariamente as regiões indicadas pelos vereadores.

A prefeita Délia Razuk afirmou que a chegada destes equipamentos vai melhorar o atendimento dos serviços de saúde e representa o cumprimento do programa de governo da atual administração, que é baseado na valorização do ser humano. Délia disse que vai acompanhar pessoalmente a entrega dos equipamentos em cada posto de saúde.

 

Fotos – A. Frota

 

Comentários