Délia encaminha a implantação de Ciops em Dourados

Iniciativa visa unificar trabalho das forças de segurança e emergência para melhorar atendimento á população

Fotos – A. Frota
Délia encaminha a implantação de Ciops em Dourados
Prefeita Délia recebe representantes do Ciops-MS para discutir implantação do serviço em Dourados

A prefeita Délia Razuk recebeu na manhã desta terça-feira, representantes das forças de seguranças pública do Estado para dar início à discussão visando à implantação em Dourados de um Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), como forma de unificar o trabalho e otimizar os recursos, humanos e estruturais, de forma a melhorar o atendimento prestado à comunidade.

Participaram do encontro, na sala de reuniões anexa ao Gabinete, o diretor-geral do Ciops, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Marcos Takeshita, o diretor de Interior, coronel BM Rodinei Ribera Ceballos, o coronel Givaldo Mendes de Oliveira, do Comando de Policiamento, e o ex-comandante do CB coronel Flavio Pereira Guimarães.

A ideia, de acordo com a prefeita Délia, é reunir as forças para um trabalho integrado de atendimento público, "pois hoje há muita demanda e está havendo ligações ou atendimentos em duplicidade, o que acaba prejudicando a prestação do melhor serviço à população". Ainda de acordo com a prefeita de Dourados, está havendo sobrecarga à Guarda Municipal, isso, segundo reconheceu o comando da PM, devido ao efetivo insuficiente de policiais militares na cidade.

O delegado Takeshita acolheu a sugestão e se comprometeu de leva-la ao governador Reinaldo Azambuja, mas antecipou que o Ciops-Dourados deverá funcionar provisoriamente na sede do 3º Batalhão da PM, "onde poderemos contar com todas as forças integradas, incluindo os Bombeiros e o Samu".

A implantação de um Ciops em Dourados, ainda em fase de estudo, visa criar um efetivo próprio, unificando o sistema de comunicação e protocolo de atendimento. "É um importante passo que damos na busca de dar uma melhor resposta á população que busca atendimento de emergência", menciona a prefeita Délia Razuk.

Criado pelo Decreto Estadual nº 11.564, de 22 de março de 2004, o Ciops foi idealizado para unir as forças de segurança do Estado e dessa forma gerir com eficiência e eficácia os recursos materiais e pessoais disponibilizados para atuar na segurança pública.

 

 

Comentários