Curso Geoprocessamento aplicado a Defesa Civil acontece durante esta sexta-feira em Dourados

Ademir destaca a parceria da UFGD com suporte científico para a realização do levantamento e na ministração do curso. O levantamento tem previsão de ser finalizado em cerca de 60 dias

A Defesa Civil de Dourados ministra nesta sexta-feira (09) o curso "Geoprocessamento Aplicado a Defesa Civil", no auditório da FCH (Faculdade de Ciências Humanas) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A programação é durante os períodos matutino, vespertino e noturno.

Ademir Martins, coordenador da Defesa Civil de Dourados, destaca que a instituição tem sido referência na estruturação do levantamento das áreas de risco do município, o que auxiliará a prevenção de desastres.

"Estamos compartilhando essa experiência com outros municípios tendo em vista aprimorar a preparação das equipes, antes que aconteçam os desastres", diz.

Participam do encontro, profissionais da Defesa Civil, Cruz Vermelha, técnicos de segurança e estudantes de Dourados, Caarapó, Naviraí, Maracaju, Campo Grande, Rio Verde de Mato Grosso, Nova Andradina, Deodápolis, Glória de Dourados e Sidrolândia.

Ademir destaca a parceria da UFGD com suporte científico para a realização do levantamento e na ministração do curso. O levantamento tem previsão de ser finalizado em cerca de 60 dias.

"Posteriormente vai ser elaborado o plano de emergência para o município, abrindo para uma audiência pública para outros encaminhamentos", complementa o coordenador.

MAIS SOBRE O CURSO

Pela manhã aconteceu a palestra "Aquisição de dados climatológicos", com Charlei Aparecido da Silva. Posteriormente foram debatidos os temas Cartográfica Básica, Cartográfica Temática e Geoprocessamento básico.

Durante a tarde, acontece a palestra "Desastres socioambientais e Saúde Coletiva", com Adeir Archanjo da Mota. Na sequência, acontecerão ações práticas no laboratório de geoprocessamento da universidade, com assuntos como plugins essenciais, obtenção de dados espaciais/bases cartográficas e noções iniciais de GPS, mapeamentos, espacializando dados coletados, noções de interpolação, pluviômetros analógicos, entre outros.

Para o período noturno, está programada a palestra "Risco, vulnerabilidade socioespacial e problemas ambientais urbanos: os climas urbanos", com Camila Riboli Rampazzo.

Mais informações sobre a programação ou outros detalhes podem ser obtidas por meio de contato com a Defesa Civil, via telefone: 3421-0472.

 

Foto: A.Frota

Charlei Aparecido levou tema "Aquisição de dados climatológicos" ao curso 

Comentários