Câmara de Dourados aprova projeto que permite Doulas em partos no município

A Câmara de Dourados está dando esta contribuição, para que o parto seja mais humanizado e que essa lacuna que faltava seja preenchida no nosso município", comentou o vereador

Foi aprovado na Câmara de Dourados, durante sessão ordinária desta terça-feira (02), Projeto de Lei nº 043/2018 que autoriza a presença de "Doulas" durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto. De proposição do vereador Elias Ishy (PT), o projeto abrange maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada do município.

"A Câmara de Dourados está dando esta contribuição, para que o parto seja mais humanizado e que essa lacuna que faltava seja preenchida no nosso município", comentou o vereador.

Em segunda discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 098/2018 (021), de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a revogação da Lei nº 3.596/2012, que autoriza o Executivo Municipal adquirir através de permuta os imóveis descritos pela área 01 com os da área 02, de propriedade de Empreendimentos Imobiliários Parizotto.

O Projeto de Lei nº 105/2018 (024), de autoria do Poder Executivo, que o autoriza adquirir através de permuta os imóveis descritos nas Áreas 03 e 04 de propriedade da Mitra Diocesana de          Dourados pelas Áreas 01 e 02 de propriedade de Dourados, também foi aprovado.

Em primeira discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 106/2018 (025), de autoria do Poder Executivo, que o autoriza a doar ao Estado do MS o imóvel da Matrícula 138.598, destinado à construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar em Dourados.

Indicações e requerimentos

Durante tribuna livre, os vereadores da Casa de Leis apresentaram indicações e requerimentos ao município. Bebeto (PR) indicou à prefeita de Dourados, Délia Razuk (PR), ao secretário de Serviços Urbanos e ao diretor da Agetran a instalação de semáforos nos cruzamentos das ruas México e Equador, no Parque das Nações, e da Avenida Presidente Vargas com a Rua Onofre Pereira de Matos. Ainda solicitou prioridade na reposição de bens móveis no PAM (Pronto Atendimento Médico).

Idenor Machado (PSDB) solicitou o cascalhamento no trecho do corredor 11, localizado na Sitioca Campo Belo e também a manutenção do asfalto nas ruas Manoel Rasselem e Rio Brilhante.

O vereador Cirilo Ramão (PMDB) requereu a roçada e retirada de entulhos na Rua Joaquim Alves Taveira, no Jardim Santa Hermínia. Ao secretário de Obras, Tahan  Sales Mustafá, foi solicitado o cascalhamento, em regime de urgência, na Rua Jorge Coutinho, em Indápolis, e também na Rua Izzat Bussuan.

Cido Medeiros (DEM) solicitou a instalação de um semáforo na Rua Eulália Pires, esquina cimn a Rua Rosemar Faria Leite, na Vila Cachoeirinha, e agilidade no término das obras do Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal) que estão em construção no município.

O vereador Silas Zanata (PPS) requereu ao secretário de Serviços Urbanos, Joaquim Soares, serviços de manutenção de iluminação, troca de lâmpadas de reatores queimados e limpeza nos bairros Parque do Lago I e II e Estrela Porã.

Junior Rodrigues (PR) solicitou a secretaria de Serviços Urbanos, a limpeza de bueiros no Jardim Santa Fé e a limpeza e roçada das entradas dos residenciais Harrisson de Figueiredo I, II e III.

Olavo Sul (PEN) requereu o patrolamento e cascalhmento em todas as ruas não pavimentadas do distrito de Vila Vargas.

Legenda: Foram apresentados indicações e projetos de Lei durante sessão ordinária

Foto: Thiago Morais

Comentários