Ângelo Ximenes destaca a força do agronegócio na abertura da Expoagro

Assessoria
Ângelo Ximenes destaca a força do agronegócio na abertura da Expoagro
Presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, durante discurso na abertura Expoagro Digital

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, aproveitou o discurso de abertura da 1ª Expoagro Digital de Dourados para defender a força do agronegócio. “Por causa da pandemia não tivemos a feira no ano passado. Mas este ano tínhamos como meta dar uma resposta ao nosso associado e à comunidade, pois a Expoagro não podia ser vencida pela Covid-19. Foi uma busca de apoio de parceiros para a realização da feira agropecuária e deu certo. Tudo isso pela força do agronegócio", enfatizou. "Como tivemos lockdown em maio, transferimos a data do evento para setembro. Com a flexibilização do decreto, a Expoagro, que seria apenas digital, passou a ser híbrida, com apresentação de máquinas no Parque de Exposições", prosseguiu Ângelo Ximenes.

Ele ainda destacou o banco de negócios para venda de máquinas agrícolas e de insumos, além da presença de empresários e da classe produtora no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. A abertura oficial da Expoagro Digital ocorreu no início da noite desta terça-feira (14), sendo transmitida pelo canal do YouTube do Sindicato Rural de Dourados. O evento teve a presença da diretoria do Sindicato Rural de Dourados, do prefeito Alan Guedes, do presidente da Câmara, Laudir Munaretto, da reitora da Unigran, Rosa De Déa, e o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha.

A Expoagro Digital tem a Unigran como parceira, que cedeu os estúdios de TV para a transmissão online da Feira. A reitora Rosa De Déa lembrou a história da Expoagro com a agropecuária do Estado e destacou a realização do evento no formato digital.  "As novas tecnologias proporcionam a possibilidade de realização de grandes eventos online e a Unigran se propôs a contribuir para que este evento tão tradicional [Expoagro] acontecesse. Há décadas a Unigran é parceira da Expoagro por meio de palestras e com a participação de alunos e de professores e sempre continuará parceira", ressaltou a reitora.

Conforme o prefeito Alan Guedes, tempos difíceis propõem inovações, soluções corajosas e o Sindicato Rural, na defesa daquelas que produzem em Mato Grosso do Sul, realiza a primeira Expoagro digital, com inovação tecnológica, conhecimento, apoio ao desenvolvimento de Dourados e entretenimento. "Dourados tem vocação para o agro e inovação. Dados da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o PIB (Produto Interno Bruto) rural gira em R$ 1 bilhão, mostrando a força do campo", disse Alan Guedes.

 

O deputado Barbosinha argumentou que desde que o Sindicato Rural de Dourados foi fundado, na década de 60, tem se reinventado e a Expoagro Digital é um resultado prático da pandemia. Conforme ele, se o mundo precisou se adaptar ao "novo normal", com regras de biossegurança, distanciamento e isolamento social, o agronegócio se consolidou com inovação tecnológica. "O agro não parou, não dormiu. No Sindicato Rural quis o destino, no meio de crise econômica e da pandemia, surgir nomes do Ângelo Ximenes e do Gino Ferreira [Presidente e vice do Sindicato Rural] para liderar movimento do agro com a coragem da realização a Expoagro Digital", enalteceu o deputado.

A programação ainda contou com mensagens de autoridades, como do superintendente Banco do Brasil estadual, Marcel Figueiredo, que destacou a importância do produtor rural, e do presidente da Famasul, Marcelo Betoni. Teve ainda fala do governador Reinaldo Azambuja. Ele parabenizou a realização da Feira e destacou os investimentos do Estado no apoio ao setor industrial em Dourados, possibilitando a dobra dos abates de suínos na Seara/JBS, implantando plataforma de desenvolvimento industrial forte.

Ainda destacou que o governo tem possibilitado, como incentivo ao desenvolvimento, troca de impostos por empregos, trazendo para Dourados indústrias a exemplo da Coamo, da Inpasa. "Junto a isso temos programas de obras urbanas na cidade, como recapeamentos, duplicação de acesso ao Núcleo Industrial, sobretudo de logística que vai atender não só Dourados, mas todo o Estado, como a Ferroeste, saindo de Maracaju, passando por Dourados, até o porto de Paranaguá. Temos ainda a rota bioceânica; tudo isso vai diminuir o custo das exportações e importações", disse o governador.

O evento ainda contou com palestra da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que falou sobre plano safra, créditos disponíveis aos produtores rurais, os desafios agropecuários, tendências, projeções e projetos futuros do governo federal ao setor. Também teve palestra com José Luiz Tejon, uma das maiores autoridades em gestão de vendas e marketing do agronegócio no país. Ele falou sobre as perspectivas de marcado para o agro e o trabalho do cooperativismo. A primeira noite da Expoagro Digital 2021 se encerrou com show live do cantor Loubet.

Expoagro

A Expoagro Digital continua até o dia 17 de setembro, sexta-feira. Para acompanhar a programação acesse www.sindicatoruraldedourados.com.br/expoagro. A versão online da maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul, é um evento do Sindicato Rural, em parceria com a Prefeitura de Dourados, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Asumas, Senar/MS, OCB/MS, 

Unigran, Agricase, Atumus, Banco do Brasil, Matra Tratores, Rural Center, São Bento Incorporadora, Sicredi, West Fertilizantes, Comid, Impact Fendt, NK Sementes e Semen Barra.

 

 

Comentários