Alerta para prazo final da campanha de vacinação contra pólio e sarampo

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo segue até o dia 31 de agosto e, nesta reta final, a Prefeitura de Dourados alerta os pais/responsáveis que ainda não levaram as crianças para receber as doses para que não percam o prazo. Todas as unidades básicas de saúde do município disponibilizam as vacinas. Em Dourados, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Imunização, pretende alcançar mais de 12 mil crianças com a ação.

A imunização deve ser aplicada nas crianças menores de cinco anos. Conforme o Núcleo de Imunização, mesmo os menores que já tiverem recebido alguma destas doses, em outra oportunidade, necessitam fazer o reforço.

Dados levantados até esta quinta-feira (23) mostram que em Dourados 64,32% do público-alvo da vacinação contra pólio foram atingidos e 63,74% do público-alvo do sarampo.

Após o dia D, realizado no dia 18 passado, com atendimento em 36 pontos, incluindo a Praça Antônio João, o alcance da imunização em ambas as doenças, em Dourados, passou de 55% do público-alvo pretendido.

Para Edvan Marcelo Morais Marques, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, a procura ficou abaixo do esperado nesta semana e um dos fatores que pode ter influenciado neste aspecto foi o mau tempo. Ele reforça o chamado para que a população procure as vacinas por haver a preocupação com que as doenças alcancem a região.

"Chuva e frio deixam as pessoas mais reclusas e o movimento da campanha foi abaixo do esperado com isso, nesta semana. Convocamos para que não deixem de vacinar as crianças. No norte do país, os casos de sarampo preocupam e de pólio tem registro em outros países, no entanto, o Brasil recebe muitos estrangeiros, a prevenção é fundamental", destaca.

São 35 unidades básicas de saúde em Dourados e a população pode procurar pelas doses em todas essas, independente da área que reside. Isso ocorre no caso da campanha, para facilitar que as crianças não fiquem sem as dosagens.

O horário de atendimento das UBS's em Dourados é das 7h às 11h e das 13h às 17. Em três destas, o atendimento ocorre em horário diferenciado: A UBS da Vila Rosa, Seleta e Santo André, com atendimento das 7h às 13h.

Edvan destaca que quem precisar levar o menor para os procedimentos, em horário de almoço, por exemplo, pode procurar as unidades da Seleta, Vila Rosa ou Santo André que atendem sem pausa (7h às 13h).

 

Fotos – A. Frota

Dia D de vacinação foi produtivo para campanha, mas meta ainda está um pouco distante de ser atingida

 

Comentários