92 guardas municipais tomam posse em Dourados

Os novos guardas municipais receberam instruções em geral sobre os convênios disponíveis e outros direitos que passam a obter após a posse

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Administração, procedeu na manhã desta terça-feira (9) o ato de posse de 92 guardas municipais, que iniciam já a partir de agora o exercício das funções. O novo efetivo atuará para contribuir com a segurança pública do município e, conforme o comando, a prefeita Délia Razuk solicitou que iniciem reforçando as equipes que atuam nas rondas escolares.

Os novos guardas municipais receberam instruções em geral sobre os convênios disponíveis e outros direitos que passam a obter após a posse. A formatura da turma ocorreu recentemente no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão e foi acompanhada pela prefeita Délia Razuk, que destacou, na oportunidade, o trabalho da GM em Dourados como referência nacional. 

O curso de formação ministrado sob encaminhamentos da Secretaria Nacional de Segurança Pública teve duração de cinco meses. A carga horária total alcançou 700 horas.

O comandante da Guarda Municipal, Silvio Reginaldo da Costa Peres, destacou que a equipe formada corresponde quase a totalidade do efetivo atual e que a partir dos próximos dias será possível encaminhar rondas em espaços públicos que não estavam contando com esta atenção.

“Os novos guardas municipais vêm para contribuir no trabalho para a sociedade douradense. Pontos públicos que por conta da equipe menor não conseguiam contar com as rondas, agora contarão, e as viaturas que atendiam as escolas com dois guardas municipais terão agora três. Vai desafogar o trabalho; é um ganho muito grande para a segurança da sociedade”, destacou.

Maurício Firmino Andrade, 36, tomou posse, destacou o momento como muito gratificante e falou do sentimento da turma em contribuir com uma área de apoio na proteção da população. “Todos que estão aqui sonharam com esse dia. Eu mesma já tinha tentado outros concursos para Guarda Municipal, mas sem êxito e agora deu certo. Estou muito”, disse.

Ele também destacou a qualidade do curso oferecido e conta que diariamente se deslocava de Fátima do Sul para Dourados, realidade de outros colegas. “Eu sou de Fátima do Sul, tínhamos pessoas de outras cidades. O deslocamento e as atividades intensas diárias eram cansativas, mas foi um curso de excelência. A prefeitura e a Guarda estão de parabéns; professores e instrutores trouxeram teoria e técnica e a parceria com as instituições de segurança também foi ótimo”, disse.

Leidy Dayane dos Santos Rodrigues, 28, foi a primeira colocada após a avaliação de todo o curso. Ela falou que foi necessário muito esforço, tanto físico quanto intelectual. “São muitas provas, muitas horas de estudo; foi necessário abdicar fim de semanas, se afastar de familiares e amigos por determinado tempo para poder focar integralmente”, disse.

Ela falou ainda sobre a satisfação de representar as mulheres em uma área em que ainda são vítimas de atitudes preconceituosas. Na Guarda Municipal um quarto da equipe é composto por mulheres. “Sempre visei a área de segurança pública, somos em 23 mulheres que estão tomando posse”, observou.

 

Fotos – A. Frota

F 2- Leidy Dayane foi a primeira colocada no curso de formação para a Guarda Municipal

F 1, 3, 4- Guardas municipais tomaram posse e já atuarão a partir de hoje em Dourados

Comentários