1º Simpósio de Capelania da Grande Dourados acontece hoje, 06, na Câmara Municipal

O evento é uma proposição do vereador Sergio Nogueira

Divulgação
1º Simpósio de Capelania da Grande Dourados acontece hoje, 06, na Câmara Municipal
Vereador Sergio Nogueira propõe 1º Simpósio de Capelania da Grande Dourados

Nesta sexta-feira (06), às 19h, a Câmara Municipal de Dourados, sob a proposição do vereador Sergio Nogueira (PSDB), realiza o 1º Simpósio de Capelania da Grande Dourados. Regulamentada e assegurada pela Constituição Federal, como Direito Fundamental, a capelania é a prestação de assistência religiosa em entidades civis e militares de internação coletiva.

Em Dourados, como forma de enaltecer este trabalho, Sergio Nogueira criou a Lei que comemora o Dia Municipal do Capelão em todo 21 de junho. A proposta do evento é celebrar a data e ainda, apresentar a capelania com aspectos da legislação federal, estadual e municipal, que amparam este serviço em sua modalidade especifica.

"O trabalho realizado por cada capelania coopera com as políticas públicas de melhoria da qualidade de vida, produtividade, relacionamentos, humanização e valores ou princípios como empatia, respeito, disciplina, perdão, entre outros", afirma o parlamentar.

Durante o I Simpósio serão abordadas as Capelanias Escolar, Hospitalar, Empresarial, Prisional e Militar, e a relação com as políticas públicas na promoção da qualidade de vida da sociedade.

Os convidados para ministrarem as palestras são: a pedagoga Márcia Alves Doneda Fagundes – psicopedagoga e capelã escolar; o teólogo Adão José Pereira – professor e capelão hospitalar da Santa Casa de Campo Grande; o teólogo Flávio Garcia Azambuja – capelão empresarial Msc. em Teologia e Filosofia pela Universidade do País de Gales; o teólogo e assistente social Marcos Ricci, capelão prisional – presidente da Associação Nova Criatura – Casa de Apoio para Egressos e o Teólogo Padre Fábio Ferreira da Silva – 1º Ten. da 4ª Bda. C. Mec., capelão militar católico.

"O evento é aberto a toda comunidade. Vale lembrar que não há nenhum custo para a participação e, ao final do 1º Simpósio de Capelania da Grande Dourados, haverá a entrega de certificado de 4h", enfatiza Sergio Nogueira.

Comentários